Como Funciona o Cérebro

segunda-feira, 6 de abril de 2009

As partes do Cérebro

cérebro

O cérebro é, provavelmente, a parte mais nova do encéfalo, ou pelo menos a que se desenvolveu mais recentemente no curso da evolução animal. No homem ele é tão grande que cobre quase totalidade do encéfalo, e constitui cerca de 70°7o de seu volume total.

O cérebro é constituído por dois grandes hemisférios de tecido cerebral, chamados hemisférios cerebrais, ligados por uma ponte chamada corpo caloso, situado na parte inferior de uma profunda fissura.

Há duas colunas bastante diferentes nos hemisférios que constituem o cérebro. Na parte externa há uma camada fina chamada córtex, ou massa cinzenta, que cobre completamente o cérebro. O resto do cérebro é formado pela massa branca - tecido macio que compõe a maior parte do cérebro.

Minúsculas células nervosas estão amontoadas muito juntas na fina camada do córtex ou massa cinzenta. As fibras nervosas que carregam as mensagens para dentro do cérebro são encontradas na massa branca. O enrugamento da superfície do cérebro indica que há maior área de córtex e, portanto, mais células cerebrais podem ser empilhadas.

http://www.iqb.es/neurologia/atlas/malformaciones/encefalocele.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário