Como Funciona o Cérebro

segunda-feira, 27 de abril de 2009

APRENDA MAIS SOBRE O CÉREBRO - sem quebrar a cabeça!

Coisas que Você Gostaria de Saber sobre o Cérebro dos seus Alunos é a oficina que Suzana Herculano-Houzel ministra no dia 10 de março. Ela recebe 50 professores para mostrar que aprender sobre o cérebro não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Ao contrário, pode ser muito divertido.

Esta todo mundo sabe: é ele quem manda. Tudo que fazemos e pensamos está às suas ordens. Um comando seu e mexemos o dedão do pé, aprendemos a tabuada e guardamos na memória nosso primeiro beijo. Mais: graças a ele somos inteligentes e criativos. É de lá que saíram a nona sinfonia de Beethoven; o Hamlet, de Shakespeare, e todos os avanços da ciência.

Mas você já parou para pensar como o cérebro funciona? Por que algumas pessoas são gênios e outras parecem ter um cérebro de azeitona? Tudo isso é um grande mistério. Enquanto os pesquisadores quebram a cabeça para esmiuçar essas questões cabeludas, a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, pesquisadora do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz, mostra que para se saber mais sobre o cérebro não é preciso ser nenhum crânio.

Para quem não consegue pôr na cabeça que estudar o cérebro é uma coisa divertida, ela criou uma série de atividades para mostrar como nosso cérebro trabalha. As crianças que visitam o Museu da Vida aprendem brincando. Suzana diz que aprender nada mais é que mudar o cérebro.

No dia 10 de março, os visitantes serão outros. Dessa vez, uma turma de 50 professores vai saber como levar essas atividades para a sala de aula. A oficina Coisas que Você Gostaria de Saber sobre o Cérebro dos seus Alunos também promete fazer muitos professores "mudarem o cérebro". Entre outros mal-entendidos, a pesquisadora vai explicar que a história de usarmos apenas 10% do cérebro é balela, teoria sem pé nem cabeça.
A entrevista a seguir foi um autêntico papo-cabeça. Suzana dá uma aula sobre neurociência, fala de seu palpitante trabalho de divulgação científica para crianças, conta que rumos as pesquisas sobre o cérebro estão tomando e comenta a lesão cerebral do líder do Paralamas do Sucesso, Herbert Vianna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário